Devemos adquirir segurança abdicando de nossas liberdades?

Alice Salles | 11 de outubro de 2013 

Foto por Kaique Rocha

Pense em sua liberdade como uma moeda, agora pense no valor que você dá à segurança de sua família, amigos, colegas de trabalho, conhecidos e concidadãos.

Existe um preço a pagar pela sua segurança e a segurança daqueles que você ama?

Você conseguiria pagar por essa segurança com suas liberdades? E se conseguisse, estaria disposto a pagar por essa segurança abdicando de toda e qualquer liberdade que você possui?

Se você respondeu que sim, o que diria se eu lhe dissesse que liberdade e segurança não são valores inversos? Que um não pode existir independentemente do outro? Que um jamais poderia existir sem antes coexistir com o outro?

Quando uma sociedade é livre, ela também é segura. Sociedades seguras são seguras por darem valor a liberdade de escolha individual do cidadão.

Direito ao devido processo legal é uma das proteções que liberdades individuais desfrutam de forma que possam existir plenamente em uma sociedade segura e livre. Proteção da propriedade privada, garantindo com que bens de um cidadão comum não possam sofrer agressão alheia, também é um dos dispositivos que uma sociedade livre e segura usufrui.

Quando políticos falam sobre a necessidade de se abdicar de certas liberdades para que nossa segurança seja mantida, desconfie. Um governo que instala dispositivos que podam liberdades de seus cidadãos assim o faz através da deturpação de mecanismos de segurança, fazendo com que a sociedade fique vulnerável diante de quem usufrui de poderes absolutos.

A maior aliada da segurança é a liberdade. O indivíduo que tem suas liberdades protegidas terá como se defender da instituição que tem a legitimidade do uso da força ao seu lado: a administração central, ou governo.

Como é possível ver neste link, o índice mostra a correlação entre liberdade econômica e segurança, levando em consideração os fatores que servem como alicerces da liberdade:

  • liberdade de escolha;
  • troca voluntária coordenada pelos mercados em vez de alocação via processo político;
  • liberdade de se entrar e competir no mercado;
  • proteção de pessoas e suas propriedades da possível agressão alheia.

É isso mesmo. Apenas a união da liberdade individual e de sua proteção faz com que sociedades sejam mais livres e mais seguras. Sua liberdade, portanto, não é uma moeda utilizada para a aquisição de mais segurança, mas sim um valor que depende da segurança e que não pode existir sozinha.


Este artigo não necessariamente representa a opinião do Students For Liberty Brasil (SFLB). O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, envie um email para [email protected].

 

Volte para o blog

Comments are closed.

X