Kelly Barber | 22 de Setembro, 2016
Nunca existirá um Estado realmente livre e iluminado até este reconhecer o indivíduo como mais alto e independente poder, de onde todo o seu poder e autoridade derivam, e tratá-lo de acordo. – Henry David Thoreau
Henry David Thoreau (1817 – 1862) foi um transcendentalista americano, autor, poeta e filósofo. Foi um fervoroso abolicionista e um crítico feroz da Guerra Mexicano-Americana.
Durante a vida, o estado negou-se a respeitar seu desejo de ser deixado em paz para refletir sobre a natureza e escrever, ele foi preso por um período breve dada sua recusa a pagar impostos. Opôs-se à tributação e acreditava que o voto era inútil. Não estava claro se Thoreau era um anarquista ou não, entretanto é famoso por ter dito “O melhor governo é aquele que não governa; e quando os homens estiverem preparados para isso, este é o governo que terão”. Sua preferência por um estilo de vida simples era em parte motivada por acreditar que tendo menos, haveria menos para o governo tomar.
Sua teoria da desobediência civil influenciou Tolstoy, Gandhi e Martin Luther King Jr. e ele é famoso por defender o direito de ignorar o estado. Apesar de seus trabalhos publicados centrarem-se na natureza ou na história natural, foram suas visões políticas as responsáveis pela sua longeva reputação. Seus princípios de individualismo ativo e autoconfiante podem ser encontrados em cada livro escolar dos Estados Unidos. De igual importância, seu ativismo político e seu estilo de vida demonstraram que ele praticava o que pregava. Thoreau inspirou incontáveis pessoas a evitarem uma vida de “desespero silencioso”
para que elas não “fossem para o túmulo enquanto a música ainda toca nelas”.
Seu ensaio de 1849, “Resistência ao Governo Civil” (ou Desobediência Civil) argumenta que são os indivíduos que têm o dever de impedir o governo de transformá-los em agentes da injustiça. Nele, Thoreau declara que o governo é inerentemente corrupto e o julgamento de uma consciência individual não é necessariamente inferior às decisões do coletivo político.
Maiores Obras de Henry David Thoreau
Felipe Passero é coordenador local do Students For Liberty Brasil (SFLB).
Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, basta submeter o seu artigo neste formulário: http://studentsforliberty.org/blog/Enviar