Líder do SFLB vence concurso de artigos do Instituto Mises Brasil

Líder do SFLB vence concurso de artigos do Instituto Mises Brasil

Ivanildo Terceiro | 2 de junho, 2019

O líder do Students For Liberty Brasil (SFLB)  Marcelo Lourenço Filho foi o primeiro colocado no concurso de artigos “Prêmio Gabriel Oliva” promovido pelo Instituto Mises Brasil.

Aluno de Economia da USP de Ribeirão Preto, Marcelo recebeu a premiação de 5 mil reais durante a Conferência da Escola Austríaca graças ao artigo “Os austríacos e o método: da crítica do positivismo ao resgate da tradição clássica”.

Nele, Marcelo discorre sobre a longa discussão metodológica levantada pelos expoentes da Escola Austríaca frente ao método utilizado pelos economistas ortodoxos, procurando reinserir os economistas austríacos no debate econômico corrente.

A ideia do artigo veio de uma antiga inquietação de Marcelo: de que formas mentes geniais como Mises e Hayek passaram a ser considerados “sectários”?

A partir de uma grande bibliografia, contando com nomes como Deirdre McCloskey, o artigo propõe que uma postura essencialmente pluralista (como imaginada pela professor Bruce Caldwell), “concebendo com generosidade outras formas de se fazer ciência e, ao mesmo tempo, exigindo o mesmo respeito para com o seu próprio programa de pesquisa” seria a chave para os austríacos entrarem de vez no debate!

Marcelo Lourenço recebendo seu prêmio pelo concurso de artigos! (Foto: Boletim da Liberdade)

Para Marcelo, o SFLB foi uma das grandes influências na pavimentação do seu caminho até o prêmio. “Mais do que no prêmio, o SFLB tem um peso gigantesco em toda a minha formação. Além de prover uma gama de experiências indescritível, que certamente me ajudou a encontrar minhas áreas de interesse e minha vocação profissional, a organização me propiciou uma rede de contatos vasta no movimento liberal”, em suas palavras.

Marcelo pretende utilizar o dinheiro do prêmio como alicerce da sua futura pós-graduação. Em 20 anos, ele poderá estar dando aulas, fazendo pesquisas e construindo uma nova geração de economistas sérios e defensores da liberdade.

Você que ajudar esse ciclo? O SFLB quer forma ainda mais pessoas como o Marcelo em todo o Brasil!

Doe agora para o nosso Programa de Coordenadores e nos ajude a educar, evoluir e desenvolver a próxima geração de líderes da liberdade.

Doe Agora para o SFLB

Volte para o blog

Comments are closed.

X