15 de fevereiro, 2016
Apesar de ainda não ter chegado na capital do estado do Amazonas, o Uber vem causando polêmica na cidade. Alvo na Câmara de Vereadores de dois projetos de leis que tentam proibir seu modelo de negócio, a companhia virou alvo de manifestações furiosas e lobby por parte dos taxistas locais.
Natural em qualquer negócio, a concorrência parece não ser agradável aos taxistas. Em vez de baixarem suas tarifas e melhorarem seu atendimento, o grupo resolveu ansiar que o estado dê fim aos seus concorrentes.
A fim de combater este tipo de prática, lideranças do Students For Liberty Brasil (SFLB) membros do Clube Ajuricaba em Manaus criaram o movimento “Queremos Uber em Manaus”. Conversando com vereadores, participando de audiências públicas, debates, e de entrevistas em emissoras locais de rádio e televisão o grupo pretende mostrar como a liberdade é benéfica a todos.
Nas palavras de Arthur Fonseca, um dos organizadores do movimento e coordenador regional do SFLB no Norte do país, “queremos que os taxistas percebam que não queremos o seu mal, nem tirar os seus empregos, e sim queremos que a população tenha a possibilidade de usufruir do serviço de transporte que julgar melhor. Para isso, todos devem unir-se contra os absurdos empecilhos colocados pelo poder público ao transporte particular.“
No momento, o grupo comemora a apresentação de um projeto de lei que autoriza a carona remunerada.