Pequeno Guia para Henry David Thoreau

Pequeno Guia para Henry David Thoreau

Kelly Barber | 22 de Setembro, 2016

Nunca existirá um Estado realmente livre e iluminado até este reconhecer o indivíduo como mais alto e independente poder, de onde todo o seu poder e autoridade derivam, e tratá-lo de acordo. – Henry David Thoreau

Quem é Henry David Thoreau

Henry David Thoreau (1817 – 1862) foi um transcendentalista americano, autor, poeta e filósofo. Foi um fervoroso abolicionista e um crítico feroz da Guerra Mexicano-Americana.

Durante a vida, o estado negou-se a respeitar seu desejo de ser deixado em paz para refletir sobre a natureza e escrever, ele foi preso por um período breve dada sua recusa a pagar impostos. Opôs-se à tributação e acreditava que o voto era inútil. Não estava claro se Thoreau era um anarquista ou não, entretanto é famoso por ter dito “O melhor governo é aquele que não governa; e quando os homens estiverem preparados para isso, este é o governo que terão”. Sua preferência por um estilo de vida simples era em parte motivada por acreditar que tendo menos, haveria menos para o governo tomar.

Leia também

Por que Henry David Thoreau é importante

Sua teoria da desobediência civil influenciou Tolstoy, Gandhi e Martin Luther King Jr. e ele é famoso por defender o direito de ignorar o estado. Apesar de seus trabalhos publicados centrarem-se na natureza ou na história natural, foram suas visões políticas as responsáveis pela sua longeva reputação. Seus princípios de individualismo ativo e autoconfiante podem ser encontrados em cada livro escolar dos Estados Unidos. De igual importância, seu ativismo político e seu estilo de vida demonstraram que ele praticava o que pregava. Thoreau inspirou incontáveis pessoas a evitarem uma vida de “desespero silencioso”

para que elas não “fossem para o túmulo enquanto a música ainda toca nelas”.

Caso você for ler apenas uma coisa de Henry David Thoreau

Seu ensaio de 1849, “Resistência ao Governo Civil” (ou Desobediência Civil) argumenta que são os indivíduos que têm o dever de impedir o governo de transformá-los em agentes da injustiça. Nele, Thoreau declara que o governo é inerentemente corrupto e o julgamento de uma consciência individual não é necessariamente inferior às decisões do coletivo político.

Maiores Obras de Henry David Thoreau


Felipe Passero é coordenador local do Students For Liberty Brasil (SFLB). 

Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, basta submeter o seu artigo neste formulário: http://studentsforliberty.org/blog/Enviar

Volte para o blog

Comments are closed.

X