Quem transforma a sociedade: Tecnologia ou Políticos?

Quem transforma a sociedade: Tecnologia ou Políticos?

Diego Bretas | 6 de fevereiro, 2017 | Foto por Ady Satria Herzegovina

Algo que não falta nos dias de hoje são exemplos de políticas completamente ineficientes, de pessoas que, mesmo estando em uma situação de poder, tentaram, por muito tempo, mudar algo e simplesmente não conseguiram. Entra um presidente e sai outro, entra um senador e sai outro e é difícil ficar com a impressão que eles realmente trouxeram um impacto positivo para os cidadãos, é difícil concluir que o nosso voto está realmente fazendo a diferença.

A realidade é que por mais que nos esforcemos ao máximo para pensar o contrário, existem fortes razões para não crer na política e, muitas vezes, a tecnologia pode ter um impacto muito maior na sociedade.

Durante décadas políticos, apoiados por estudos de pesquisadores e cientistas, tentaram sem sucesso combater uma suposta superpopulação, até que, de repente, um dia o crescimento populacional diminuiu bastante. Não foi nenhuma lei que conseguiu esse feito, mas sim o aparecimento e posteriormente, ampla disponibilização, da pílula anticoncepcional e outros métodos anticoncepcionais eficazes.

O desenvolvimento dos meios de transporte também foi algo fundamental para que o mundo se tornasse o que é nos dias de hoje, a possibilidade de viagens intercontinentais em apenas algumas horas era algo surreal poucos séculos atrás. A evolução dessas técnicas permitiu o aumento acentuado da quantidade de trocas voluntárias entre pessoas de diferentes países, a facilidade com que se consegue nos dias de hoje comprar algo do exterior é algo extraordinário, aumentando assim o bem-estar de todos.

A internet é hoje uma tecnologia que permite que bilhões de pessoas tenham acesso a uma quantidade inimaginável de conhecimento e informações, além de ser fonte de entretenimento. É também através dela que aumentam cada vez mais o número de plataformas como a Khan Academy, Stanford Online e Polinize que disponibilizam uma cursos online, muitas vezes gratuitos e abordando os mais diversos assuntos.

O Bitcoin, a criptomoeda que mais se destaca atualmente, é também uma inovação que possui um grande potencial para, não só facilitar as transações econômicas locais, mas principalmente as internacionais, uma vez que as mesmas poderão ocorrer sem depender de bancos e suas taxas abusivas. O desenvolvimento de uma tecnologia como essa é algo que aumenta incrivelmente a independência do cidadão comum em relação às grandes corporações, nas quais o estado está incluso, algo que nunca seria alcançado se dependêssemos do incentivo de políticos.

Outra tecnologia que se destaca nos dias de hoje, principalmente porque está ficando cada vez mais acessível, é a impressora 3D, a ideia é a mesma da impressora que todos conhecem, entretanto como o próprio nome já diz, possui a capacidade de imprimir em três dimensões. Existem diversos usos desses dispositivos na medicina como, por exemplo, imprimir células tronco, vasos sanguíneos, tecido cardíaco, ossos e até mesmo órgãos inteiros. Fora da medicina, além de objetos mais simples, a Universidade Southern Califórnia está testando uma impressora gigante capaz de imprimir uma casa em 24h.

Claro que os próprio políticos tiveram certa importância, os meios de transporte, por exemplo, foram em muitas vezes impulsionados por financiamentos públicos, todavia, se comparado ao todo, o papel deles é muito pequeno e em alguns casos como o do Bitcoin, eles apenas prejudicam.

O interessante é perceber que, às vezes, quando analisamos um período de governo, é difícil achar uma política que proporcionou um grande aumento nas condições de vida das pessoas, mas quando fazemos o mesmo com diversas tecnologias a mudança é visível.


Este artigo não necessariamente representa a opinião do Students For Liberty Brasil (SFLB). O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, envie um email para [email protected].

Volte para o blog

Comments are closed.

X