Um pequeno guia para Lysander Spooner

Um pequeno guia para Lysander Spooner

Ian Hosking | 2 de outubro, 2014 

“Um homem não deixa de ser escravo por estar autorizado a escolher um novo mestre de vez em quando” – Lysander Spooner, No Treason, n º 6(1870).

Quem é Lysander Spooner? 

Lysander Spooner (1808-1887) foi um libertário e empresário americano. Individualista radical do século 19, Spooner foi um incansável abolicionista e adversário do governo. Ele desafiou até mesmo o monopólio do serviço postal norte-americano.

Por que Lysander Spooner é importante?

Spooner é uma figura fundamental na tradição libertária americana. Tornou-se famoso por seus escritos abolicionistas radicais e filosofia política anarquista. Entre suas muitas opiniões controversas, incluem-se a crença de que vícios não são crimes,  a escravidão é inconstitucional , e que a constituição é um contrato ilegítimo.

Spooner não era apenas fascinante, mas também um grande intelectual. Ele viveu a sua filosofia, e passou décadas como um ardente ativista pela liberdade. Ele fundou a American Letter Mail Company para desafiar o serviço postal dos Estados Unidos, diminuindo, com sucesso, os preços postais antes de ser expulso do negócio pelos ataques e legislação governamentais. Ele também confabulou (sem sucesso) para resgatar o abolicionista John Brown do enforcamento após falhar no ataque a Harpers Ferry[1].

O Libertarianismo americano tem uma enorme dívida de gratidão para com Lysander Spooner por seu esforço intelectual e ativismo. Murray RothbardRandy Barnett, Benjamin Tucker, Frederick Douglass e muitos outros foram influenciados por Spooner. Seu legado persiste até hoje com a Suprema Corte citando seus escritos nos casos recentes de McDonald v. Chicago e Heller v. DC.

Se você puder ler apenas uma coisa de Lysander Spooner

No Treason, nº 6 The Constitution of No Authority

Principais Obras de Lysander Spooner

Saiba mais sobre Lysander Spooner


Pequenos Guias para Grandes Ideias é uma série educacional do do SFLB de introdução a importantes pensadores libertários. Cada post é escrito para dar aos alunos com mentes abertas, um ponto de partida para aprender com os grandes provocadores e agitadores que contribuíram para as ideias de liberdade. Este guia sobre Frei Caneca foi escrito pelo coordenador de campus Ian Hosking. 

Volte para o blog

Comments are closed.

X