Um pequeno guia Marco Túlio Cícero

Um pequeno guia Marco Túlio Cícero

Isabel Moino | 09 de março de 2015  
Foto por Freud

Quando você descobre o libertarianismo, há certos nomes que saltam à vista. É importante aprender com os gigantes intelectuais como Ayn Rand e Murray Rothbard, mas há muitos heróis anônimos que também merecem ser examinados. Nesta  série educacional, esperamos apresentar os estudantes a tais indivíduos. Embora nem todas as personalidades perfiladas aqui sejam explicitamente identificadas como libertárias, elas fizeram grandes contribuições à causa da liberdade e merecem reconhecimento.

“A liberdade é um bem de valor inestimável”. – Marcus Tullius Cicero

Quem: Marcus Tullius Cicero (106 aC-43 aC), romano, foi filósofo, político, cônsul, constitucionalista, advogado e orador. É reconhecido como a pessoa que mais influenciou a língua latina. Seus escritos também influenciaram o Renascimento e o “Século das Luzes”.

Por que ele é importante: Embora seja reconhecido como um grande advogado e orador, a maior preocupação de Cícero estava em ser um bom político. Após o assassinato de Júlio César, Cícero restaurou a república. Ele se tornou uma das principais figuras da Roma, no entanto, não era popular entre os políticos porque defendeu as liberdades civis e a república. Ele escreveu sobre a propriedade privada, os direitos naturais e da liberdade. Sua luta ardente pela liberdade lhe custou a vida.

Leia também

Cicero é importante para o movimento libertário porque ele inspirou indivíduos em todo o mundo a libertarem-se de seus opressores, incluindo os pais fundadores dos Estados Unidos. Jefferson definiu Cícero como uma das grandes figuras que contribuíram para uma tradição de “direito público”, que inspiraram o seu rascunho da Declaração de Independência.

Cícero escreveu os princípios da liberdade; a base do liberalismo clássico. Ele influenciou John Locke, David Hume. e muitos outros pensadores do século 18.

Murray N. Rothbard elogiou Cícero como “o grande transmissor das idéias estoicas da Grécia para Roma. […] doutrinas estoicas do direito natural […] ajudaram a moldar as grandes estruturas do direito romano que se tornaram difundidas na Civilização Ocidental.”

Se você puder ler apenas uma coisa: Da República (51 aC)

Grandes Obras:

  • Da República (51 aC)
  • Das leis
  • Orator(46 aC)
  • On the Ends of Good and Bad Things (45 aC)
  • Hortensius (45 aC)
  • Dos Deveres (44 aC)

Saiba mais sobre Cicero:


Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, envie um email para [email protected] e/ou [email protected]

Volte para o blog

Comments are closed.

X