Clube Ajuricaba realiza Café Liberal sobre a nova Lei de Imigração em Manaus, Amazonas

Clube Ajuricaba realiza Café Liberal sobre a nova Lei de Imigração em Manaus, Amazonas

05 de maio, 2017

No dia 29 de abril, o Clube Ajuricaba, membro do Programa de Grupos do Students For Liberty Brasil (SFLB), realizou mais uma edição do Café Liberal em Manaus, Amazonas! Desta vez, o tema foi a nova Lei de Imigração.

Os participantes realizaram uma imersão sobre as vantagens e desvantagens da livre imigração, bem como nossos cases históricos (italiana, alemã, japonesa, judaica, turca) no Brasil e na Amazônia.

Discutiu-se também polêmicas de cunho jurídico, sobretudo no que tange aos direitos sociais. Entrou em discussão até que ponto os estrangeiros poderiam receber prestações do governo, haja vista terem, em média, menor tempo de contribuição em relação ao brasileiro nato (é uma questão polêmica em países welfaristas da Europa, e nosso modelo constitucional segue a mesma tendência), bem como se o capítulo da Constituição Federal referente aos direitos sociais necessariamente se aplicaria aos estrangeiros da mesma maneira que os direitos de primeira dimensão, garantidos “aos brasileiros e estrangeiros residentes no País”.

No fim, emergiu o consenso sobre os benefícios da imigração, que uma regulamentação mínima de entrada era necessária (no caso restrição de pessoas condenadas judicialmente ou com grave indicativo de perigo), e que os imigrantes têm mais a oferecer do que a prejudicar, dando como caso famílias imigrantes que chegaram no país sem recursos e construíram suas fortunas.

Para os líderes do Clube, “estar conectado com o debate público é essencial para manter as ideias vivas e um grupo de pessoas unido [..] E nós não medimos nem mediremos esforços na promoção de debates, qualificação de membros, e várias outras ações inerentes ao processo de aprendizagem e de formação de lideranças.”

O Café Liberal é um evento livre, que acontece em algum lugar de fácil acesso (geralmente em alguma livraria de shopping ou centro comercial amplo) e com temática de simples compreensão. A iniciativa vem rendendo um bom número de participantes que no decorrer do tempo costumam aderir ao Clube Ajuricaba ou se tornarem coordenadores do SFLB.

Volte para o blog

Comments are closed.

X