Um pequeno guia para Roderick Long

Um pequeno guia para Roderick Long

Uriel Alexis (com colaboração de Pedro Eidt) | 3 de novembro, 2014

Eu gosto de chamar o livre mercado de uma ideia de esquerda – na verdade, eu gosto de chamar o libertarianismo de revolução do proletariado” – Roderick T. Long, “Esquerda e Direita de Rothbard: Quarenta Anos Depois

Quem é Roderick Long?

Roderick Tracy Long é professor de filosofia da  Auburn University. Um dos grandes nomes do libertarianismo atual, Roderick já esteve envolvido em institutos e organizações como Mises InstituteMolinari InstituteCenter for a Statless Society (C4SS) e Alliance of the Libertarian Left (ALL), sendo um dos membros fundadores desta última. Roderick, conforme ele mesmo relata em seu sintético artigo biográfico, se “converteu” ao libertarianismo aos 15 anos, após ler o romance “A Revolta de Atlas” de Ayn Rand. Após este primeiro contato com a filosofia libertária, Long se interessou e ingressou no curso de filosofia em Harvard, em 1981, onde começou a se interessar pela filosofia clássica grega, especialmente Aristóteles e sua ética.

Em 1986, Roderick começou a se envolver com o Instute for Humane Studies (IHS). Nessa época, teve início o processo de radicalização das suas ideias, abandonando as visões tradicionalmente ligadas a Ayn Rand e o conservadorismo do Partido Republicano, tendo se filiado ao Partido Libertário em 1987.

Em 1991, em meio a Guerra do Golfo, Long assumiu uma posição anarquista, após de convencer de que uma anarquia de mercado seria uma estrutura constitucional garantidora das liberdades individuais, e começou a desenvolver uma filosofia moral e política que sintetizava o que tomava por ser os principais entendimentos dos filósofos Gregos, dos escolásticos medievais, Rand, Hayek, Rothbard, da filosofia analítica mainstream, e da esquerda cultural. Em 1992, Roderick se doutorava pela Cornell University.

Ainda mesma época, a pedido de David Kelley, Roderick deu uma série de palestras para o Institute for Objectivist Studies, a partir das quais ele compôs seu primeiro livro Reason and Value: Aristotle versus Rand. Também se juntou à Free Nation Foundation, de Richard Hammer, onde ajudou a colaborar no projeto de esboçar um corpo teórico constitucional libertário.

Em 1997, após não ter sido aprovado como professor em Cornell, Roderick se mudou para Auburn, onde ingressou na Auburn University, e se juntou ao Mises Institute. Foi nessa época que, influenciado por seus colegas em ambas as instituições, começou a desenvolveu seu atual programa de pesquisa, focado em explorar os temas comuns na filosofia de Wittgenstein, na Praxeologia e na filosofia clássica.

Leia também

Desde então, Roderick Long tem estado cada vez mais envolvido com projetos e institutos relacionados com o libertarianismo de esquerda, uma ala do movimento que ele ajudou a desenvolver, tendo fundado a ALL e colaborado significativamente na publicação de livros e panfletos, através do Molinari Institute, além de publicar regularmente em seu blog pessoal, o Austro-Athenian Empire, e no site Blleding Heart Libertarians.

Por que Roderick Long importa

Principal filósofo moral do libertarianismo contemporâneo, muito do que se entende por esquerda libertária e por anarquismo de mercado se deve às suas contribuições, tendo sido um dos principais sintetizadores do pensamento libertário, trazendo influências da Escola Austríaca para dialogar com elementos da filosofia clássica e da tradição anarquista individualista.

Se você puder ler somente uma coisa de Roderick Long

Em Direção a uma Teoria Libertária de Classe”, nesse texto Roderick explora o relacionamento entre as diversas vertentes libertárias, seus temas comuns, e suas divergências. Também passa por um histórico de teorias de classe que podem ser aproveitadas pelo movimento libertário, e sugere reflexões estratégicas a fim de aproximar as diversas vertentes em torno de um ideal libertário comum.

Principais obras de Roderick Long

  • Wittgenstein, Austrian Economics, and the Logic of Action: Praxeological Investigations (ISBN 978-0415329484) Routledge, August 2008.

Na obra, Long traça uma linha de influência comum entre o pensamento de Wittgenstein e o pensamento de Mises a partir de Frege. Ele recoloca diversas questões filosóficas profundas quanto ao status metafísico, epistemológico e metodológico da praxeologia dentro do contexto da filosofia analítica contemporânea, especialmente do pensamento de wittgenstein e daqueles influenciados por este, e a partir disso consegue colocar a praxeologia em bases mais sólidas ao mesmo tempo em que transcende diversas dicotomias que têm dividido tanto os admiradores quanto os críticos da praxeologia.

Disponível online: O site RoderickLong.com.br disponibiliza em seu site diversos artigos em português de Roderick Long. Para quem entende inglês, o site Praxeology.net que pertence ao autor reúne boa parte da sua obra.


Uriel Alexis e Pedro Eidt contribuíram para o Students For Liberty Brasil neste artigo. 

Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, basta submeter o seu artigo neste formulário: http://studentsforliberty.org/blog/Enviar

Volte para o blog

Comments are closed.

X