Por que amor e otimismo são fundamentais para a construção de uma sociedade livre?

Por que amor e otimismo são fundamentais para a construção de uma sociedade livre?

Lucas Lostoski |7 de dezembro, 2018

O movimento libertário tem um problema de atitude. Muitos libertários centraram seu foco sobre os erros do estado e não sobre os aspectos surpreendentes de uma sociedade livre. Eles falham em despertar nos outros a visão do que uma sociedade livre implicaria, eles falham ao não falar do amor.

Quando nós insistimos sobre os abusos do nosso governo renegado, nós nos conferimos uma imagem de trevas e pessimismo. Isso não quer dizer que não devemos apontar o abuso do estado; ao contrário, é importante destacar os males que os poderosos cometem. No entanto, reclamar do Presidente, da burocracia, e do estado social não podem ser a nossa única mensagem. Devemos ter uma mensagem positiva para complementar nossas referências.

Sendo otimistas, permitimos que os outros percebam a beleza e graciosidade inerentes à liberdade. Nós seremos muito mais eficazes como movimento se pudermos focar os aspectos positivos da liberdade, porque os seres humanos respondem muito melhor às visões positivas que às negativas e essa foi uma das coisas que aprendi ao participar do Students For Liberty (você pode fazer sua inscrição no SFL clicando aqui).

Por que eu deixei de dizer “Não”

Lembro-me que eu costumava ter um emprego de verão numa creche, era professor de cerca de quinze crianças com idades entre seis e oito anos. Sempre que tentava fazê-las pararem de correr na entrada, eu gritava “Não corram!”, mas elas ignoravam a mim e às minhas ordens.

Apenas quando observei outra professora interagir com seus alunos que estavam correndo na entrada, percebi que estava completamente errado no modo de lidar com a situação. Em vez de gritar “não corram” para as crianças mal comportadas, ela calmamente os admoestou dizendo “andem, por favor”. As crianças, imediatamente, desaceleraram para andar.

Cheguei à conclusão de que isso se deve ao fato de essas crianças serem bombardeadas com comandos negativos dos adultos com tanta frequência (“não corra”, “não grite”, “não chore”, etc) que, eventualmente, abstraiam-se deles. Acho que o mesmo fenômeno está ocorrendo no movimento da liberdade; as pessoas estão tão cansadas da negatividade, que, quando um libertário vem a eles com uma preocupação negativa, não importa o quanto de mérito isso possa ter, muito provavelmente, elas irão se abstrair.

O poder do amor

Pense em quão revolucionário é ser esperançoso. Vivemos em uma sociedade que está saturada com histórias de assassinato, guerra e injustiça. Nossa mídia nos oferece o retrato mais cruel da humanidade e constantemente nos bombardeia com imagens de brutalidade e destruição. Nosso sistema bipartidário nos divide profundamente como povo e tenta nos convencer de que o “outro lado” é imbecil, insensível, e do mal.

Todas essas forças nos fazem sentir isolados e sozinhos em nosso mundo violento. Como uma cultura, nós temos aceitado amplamente que a violência, a guerra e o preconceito, são fatores inevitáveis em nossas vidas. Nós consideramos que somos pequenos demais para mudar o crescente abuso do poder estatal. Mas não devemos nos angustiar porque há uma força maior do que o desespero absoluto, e esta força é o amor.

Uma sociedade libertária só pode existir através do amor. O amor é a força mais poderosa do universo. Sua capacidade de unir os outros é incomensurável. Sua capacidade de promover a paz em nossos corações é incalculável. É a única força no mundo forte o suficiente para combater a guerra, a fome e a morte. Sua capacidade de nos fazer sentir empatia pelos nossos companheiros seres humanos, é o que nos faz ansiar por justiça.

Enquanto nossos críticos supõem que nossa aversão à tributação e ao planejamento econômico central nascem de desejos egoístas, para a maioria dos libertários, esta aversão é realmente alimentada pelo amor. Nós amamos a associação voluntária tanto que respeitamos a riqueza dos indivíduos e não desejaríamos ou esperaríamos ter nada disso distribuído para nós por meio da força do governo.

Sobre o que realmente o libertarianismo é

Pense um pouco sobre a guerra.

A guerra destrói casas, devasta países inteiros, substitui outrora gloriosas paisagens por crateras causadas por bombardeios; envenena nossa cultura e dá lugar a nacionalismo, xenofobia, racismo e medo; isto mata indiscriminadamente, e nos deixa ansiando por aquele célebre ideal conhecido como paz. O amor dá esperança por meio das mais inimagináveis circunstâncias, e nos dá um motivo para buscar a paz e a justiça.

Quando nos damos conta de que as vítimas da política externa norte-americana (em torno de 10-17 milhões de civis inocentes mortos nas guerras dos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial) não são ogros ou “árabes sujos” que teimam em destruir a América porque esta oferece uma ilusão de liberdade, adquirimos a capacidade de entender que essas vítimas, as quais o nosso governo decidiu serem indignas de viver, são, na verdade, apenas pessoas.

Elas têm sonhos, esperanças e desejos. Elas são filhos e filhas; pais e mães. São amadas por outras pessoas e sofrem pelo enriquecimento de uns pouco (Halliburton, Lockheed-Martin, etc). São nossos irmãos e irmãs. Como nós, compartilham o amor com os outros.

Com tudo isso em mente, nós, como libertários, devemos nos lembrar o que a nossa mensagem realmente é. Não é uma mensagem de elitismo corporativo, preconceito racial, conservadorismo de direita, ou de esquerda progressista. Não é uma entidade negativa paranoica que foca apenas os pontos duvidosos do governo.

O libertarianismo é uma filosofia otimista e bonita, que assegura os direitos individuais para todas as pessoas. Então, vamos sempre relembrar esta lição à medida que formos avançando em nosso ativismo. Lembremo-nos que a única maneira de curar esse mundo roto, é reconhecer a incrível força que é o amor e propagar essa força, a fim de fomentar a paz.

Você pode espalhar o amor

Você pode receber ajuda para espalhar o amor à liberdade alheia. O Sttudents For Liberty Brasil (SFLB) quer facilitar e muito sua vida neste aspecto. Ter uma comunicação não-agressiva e vendedora pode requerer alguma ajuda – e exatamente isso que você encontrará ao se tornar uma liderança do SFLB.

Ao fazer seu cadastro e virar um coordenador você terá:

  • Os recursos da maior organização estudantil pró-liberdade do mundo;
  • Receberá treinamentos e capacitação para promover eventos e outras atividades;
  • Material para aprofundar o seu conhecimento sobre a liberdade;
  • Poderá criar redes de contato para transformar o futuro da sua comunidade e o seu;
  • Um exclusivo sistema de gamificação que pontua todas as atividades realizadas e as transforma em oportunidades e premiações.

Se você é universitário ou conhece alguém que ame à liberdade alheia e está disposto a defendê-la, espalhá-la e aprendê-la, clique aqui.

Se você quiser receber ajuda, treinamento, e recursos para divulgar a liberdade na sua universidade o Students For Liberty Brasil pode te ajudar! Entre para o Programa de Coordenadores e receba tudo isso!


Este artigo não necessariamente representa a opinião do Students For Liberty Brasil (SFLB). O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, envie um email para [email protected].

Volte para o blog

Comments are closed.

X