Um pequeno guia para Albert Camus

Um pequeno guia para Albert Camus

Isabel Moino | 16 de agosto, 2017

“A única maneira de lidar com um mundo sem liberdade é tornar-se tão absolutamente livre que a sua existência é um ato de rebeldia. “ – Albert Camus

Quem foi Albert Camus

Albert Camus (1913-1960) foi um jornalista, romancista, ensaísta político e ativista francês. Ele também é definido como filósofo, embora tenha negado tal rótulo. Camus dedicou toda a sua vida a atacar o niilismo, a filosofia que afirma não haver moral ou significado na vida. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Literatura e é amplamente reconhecido por todas as suas conquistas intelectuais.

Leia também

Por que Albert Camus é importante?

Apesar de Camus não ter sido um libertário, ele lutou fervorosamente contra o Comunismo e o Nazismo após ter chegado à conclusão de que a ideia de refazer o mundo só levaria a um genocídio justificado racionalmente. Suas críticas contra o autoritarismo são expressos em “O homem revoltado” onde ele diz que a razão humana é confundida por “campos de escravos sob a bandeira da liberdade, massacres justificados pela filantropia ou por um gosto pelo sobre-humana”.

Seu livro foi muito polêmico e cativou milhões de leitores, incluindo o seu alvo: o círculo intelectual da época, que tinha sido atraído pelo Comunismo. Isso causou a separação definitiva entre Camus e muitos intelectuais, incluindo seu, uma vez amigo, Sartre. Camus defendeu a liberdade individual, a liberdade de expressão e a liberdade em geral; ele viveu a sua vida a serviço da verdade e da liberdade.

Se você puder ler apenas uma coisa de Albert Camus

Leia O homem revoltado (1951).

Disponível on-line

Albert Camus em preto e branco olhando para a câmeraGrandes Obras de Albert Camus

  • Núpcias (1938)
  • O Estrangeiro (1942)
  • O Mito de Sísifo (1942)
  • A Peste (1947)
  • O Homem Revoltado (1951)
  • A Queda (1956)
  • Resistência, rebelião e Morte (1961)
  • Peça: Calígula (publicada em 1944, escrita em 1938)

Saiba mais sobre Albert Camus


Isabel Moino é campus coordinator Students For Liberty. 

Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, basta submeter o seu artigo neste formulário: http://studentsforliberty.org/blog/Enviar

Volte para o blog

Comments are closed.

X