Isabel Moino | 22 de outubro de 2014
O Governo, quando examinado, acaba por ser, nada mais nada menos, que um grupo de homens falíveis com força política para agir como se fossem infalíveis. “ – Robert LeFevre,no ensaio Aggression is Wrong.
Robert LeFevre (1911-1996) foi um empresário norte-americano, uma personalidade do rádio e um libertário que influenciou a teoria do autarquismo[1].
Notório pacifista, LeFevre via a guerra como um produto do estado, e passou a defender a não-violência como forma de ação após debelar um piquete contra a rádio em que trabalhava apenas se deitando no chão.
Robert LeFevre também fundou a Freedom School e a Faculdade Rampart em 1956 na cidade de Colorado Springs. Ambas as instituições objetivavam educar os seus alunos a respeito da importância das políticas de liberdade e livre mercado.
Nomes como Rose Wilder Lane, Milton Friedman, Gordon Tullock, Bruno Leoni, e Ludwig von Mises deram aula na Freedom School e na Faculdade Rampart. E personalidades importantes no movimento libertário como Roy Childs e Roger MacBride foram formadas lá.
A maior contribuição de LeFevre ao movimento libertário, além de seus escritos, foi o seu compromisso em educar outras mentes sobre os princípios da liberdade. Ele é considerado um dos fundadores do movimento libertário moderno, e sua filosofia sobre a propriedade abalou o mundo.
Leia seu opus magnus, The Fundamentals of Liberty (Os Fundamentos da Liberdade), que é uma compilação de mais de 25 anos de trabalho como conferencista, autor e presidente da Faculdade Rampart.
// Traduzido por Ana Rachel Gondim
Pequenos Guias para Grandes Ideias é a mais nova série educacional do SFLB. Cada post é uma introdução a um importante pensador libertário, escrito para dar aos alunos com mentes abertas, um ponto de partida. Estes guias são entendidas como amostras, não resumos, das grandes mentes que contribuíram para as ideias de liberdade.
Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, envie um email para [email protected] e [email protected]